Por que medir quantidade de açúcares?

O processo fermentativo é uma das etapas mais importantes do processo de produção de etanol, determinante para a eficiência da produção de etanol.

Para uma eficiência ótima, a concentração de açúcar a ser fermentado deve estar em uma determinada faixa, caso contrário observa-se os seguintes fenômenos:

  • Pouco açúcar: o processo torna-se ineficiente já que as leveduras terão pouco substrato para converter em etanol - o produto de maior valor agregado.
  • Elevado teor de açúcar: gera ambiente de stress para os microrganismos fermentadores. Promove formação rápida de etanol, que, no entanto, inibe a atividade das leveduras. Ao longo da fermentação acarreta em produtividade menos e produção excessiva de CO2, o que coloca a segurança do processo em risco.


Ou seja, um controle eficiente de açúcar (Grau Brix) antes, durante e após o processo fermentativo faz com que o processo torne mais eficiente, reduzindo a produção de vinhaça, assim como auxiliando na estimativa de duração da fermentação. Com um controle eficiente de monitoramento de açúcar, é possível tornar o processo mais eficiente e com maior produtividade.

A Lux Sensor fornece a solução ideal para essa medição e controle, informando em tempo real a medição. Com isso, é possível manter a concentração de açúcar sempre na faixa ótima de fermentação, sem a necessidade de parada da produção para realizar limpeza e manutenção.